MÃE YASODA VÊ O UNIVERSO NA BOCA DE KRSNA





Um dia, quando Krsna brincava com seus amiguinhos e seu irmão Balarama, todos os amiguinhos se reuniram e foram contar à Mãe Yasoda que Krsna havia comido terra. Ao ouvir isso, Mãe Yasoda, que vivia muito preocupada com o bem estar do filho, agarrou Krsna com suas mãos para olhar no interior de sua boca dizendo: "Querido Krsna, porque és tão inquieto que comeste barro em lugar solitário? Que é isto?"

Krsna respondeu: "Minha querida mãe, jamais comi barro. Todos os meus amigos que reclamam contra mim são mentirosos. Se pensas que eles estão contando a verdade, podes olhar diretammente dentro da minha boca e examiná-la.".

Mãe Yasoda desafiou Krsna: "Se não comeste terra, então abre bem tua boca."

Ao perceber o desafio de sua mãe, o filho de Nanda Maharaja e Yasoda, para manifestar passatempos como criança humana, abriu sua boca. Sua opulência manifestou-se imediatamente. Nesse momento Yasoda viu dentro da boca de Krsna todas as entidades móveis e inertes, o espaço exterior, todas as direções, juntamente com as montanhas, as ilhas, os oceanos, a superfície da terra, o vento que sopra, o fogo, a lua e as estrelas. Ela viu sistemas planetários, a água, a luz, o ar, os céus e a criação através da transformação do ahankara (ego). ela também viu os sentidos, a mente, a percepção sensorial e as três qualidades - bondade, paixão e ignorância. Ela viu o tempo designado às entidades vivas, o instinto natural e as reações do Karma, e viu os desejos e as diferentes variedades de corpos - móveis e inertes. Vendo todos esses aspectos da manifestação cósmica, juntamente com ela própria e Vrindavana-dhama, ela ficou receosa e temerosa da natureza de seu filho.



Mãe Yasoda pode entender a verdade. Imediatamente esquecendo-se da ilusão criada por Yogamaya, segundo o qual Krsna mostrava a forma universal dentro de sua boca, Mãe Yasoda colocou seu filho no colo como antes, sentindo que seu amor crescia em afeição por seu filho trancendental.