KRSNA ERGUE A COLINA DE GOVARDHANA



Ao saber que seu sacrifício fora deixado de lado, Indra - o deus da chuva - ficou frustrado com Nanda Maharaja e os outros vaqueiros que estavam aceitando Krsna como seu Senhor. O irado Indra enviou as nuvens da destruição universal, chamadas Samvartaka. Imaginando-se o controlador supremo, ele disse: "Vede só como esses vaqueiros moradores da floresta tão inebriados com suas prosperidade! Eles se renderam a um ser humano comum, Krsna, e assim ofenderam os deuses. Esses vaqueiros agiram com hostilidade para comigo. A prosperidade deixou essa gente louca de orgulho e sua arrogância tem o apoio de Krsna. Ide agora, ó nuvens da destruição, e removei o orgulho deles e levai seus animais e lavouras à destruição. Eu vos guiarei até Vraja, montado em meu elefante Airavata e levando comigo os velozes e poderosos deuses dos ventos para dizimar a aldeia de vaqueiros de Nanda Maharaja."

Sob a ordem de Indra, as nuvens da destruição universal, libertadas prematuramente de seus grilhões, foram para os campos de pastagem de Nanda Maharaja. Lá começaram a atormentar os habitantes de Vraja lançando sobre eles poderosas torrentes de chuva. Impelidas pelos terríveis deuses dos ventos, as nuvens resplandesciam com relâmpagos e ribombavam com trovões enquanto atiravam pedras de granizo.

À medida que as nuvens soltavam torrentes de chuva tão maciça como colunas, a terra foi submersa na inundação, e o terreno alto não mais se distinguia do de baixo. As vacas e outros animais, trmendo devido à chuva e vento escessivos, e os vaqueiros e suas esposas, afligidos pelo frio, aproximaram-se todos do Senhor Krsna em busca de abrigo. Tremendo devido à aflição provocada pelo severo aguaceiro e tentando cobrir suas cabeças e bezerros com os próprios corpos, as vacas aproximaram-se dos pés de lótus do Senhor Krsna.Os vaqueiros e vaqueiras dirigiram-se ao Senhor: "Oh Krsna, por favor, salva-nos da ira de Indra."

Ao ver os habitantes de Gokula praticamente insconscientes devido ao ataque da chuva de granizo e das rajadas de vento, o Senhor Hari compreendeu que isso era obra do irado Indra, devido terem impedido o sacrifício a ele destinado, Indra provocou esta ferocíssima chuva fora de época, acompanhada de terríveis ventos e granizo,, Krsna pensou: "Devo portanto, proteger a comunidade dos vaqueiros por meio de Minha potência trancendental, porque sou seu abrigo, sou seu senhor, e eles de fato são minha própria família, afinal, fiz um voto de proteger Meus devotos."

Tendo dito isso, o Senhor Krsna, que é o próprio Visnu, apanhou com uma só mão a colina de Govardhana e ergueu-a com tanta facilidade como uma criança levanta um cogumelo. Krsna então dirigiu-se à comunidade dos vaqueiros: "Ó mãe, pai, residentes de Vraja, se quiserdes podeis vir agora para debaixo desta colina com vossas vacas. Não deveis temer que esta colina caia de minha mão.´E não tenhais medo do vento e da chuva, pois já providenciei vossa salvação destas aflições.



Com suas mentes assim acalmadas pelo Senhor Krsna, todos eles entraram debaixo da colina, onde encontraram amplo espaço para si e para todas as suas vacas, carroças, servos e sacerdotes, e também para todos os outros membros da comunidade. Esquecendo a fome e a sede e deixando de lado toda a consideração acerca de prazer pessoal, o Senhor Krsna ficou ali de pé sustentando a colina durante sete dias enquanto o povo de Vraja o contemplava.

Ao observar esta exibição de poder do Senhor Krsna, Indra ficou espantadíssimo. Deposto de sua plataforma de falso orgulho, e frustradas suas intenções, ele ordenou às suas nuvens que desistissem.

Vendo que o vento e a chuva terríveis agora tinham cessado, que o céu desanuviara e que o Sol aparecera, o Senhor Krsna dirigiu as seguintes palavras à comunidade de vaqueiros: "Meus queridos vaqueiros, por favor, saí com vossas esposas, filhos e bens. Abandonai vosso temor. O vento e a chuva cessaram, e a enchente dos rios baixou."

Após juntatem suas respectivas vacas e carregar seus pertences nas carroças, os vaqueiros saíram. As mulheres, crianças e velhos seguiram-nos aos poucos. Enquanto todas as criaturas vivas olhavam, Krsna colocou a colina em seu lugar de origem, tal qual estivera antes.