KRSNA E BALARAMA RECUPERAM OS SEIS FILHOS MORTOS DE DEVAKI E VASUDEVA




Certa vez, ao regressarem das execuções sacrificatórias em Kuruksetra, quando o Senhor Krsna e o Senhor Balarama vieram oferecer seus respeitos a Vasudeva. Vasudeva aproveitou a oportunidade para apreciar a posição elevada de seus dois filhos. Após longa conversa e ouvir valar da vida espiritual de Krsna numa sipnose, Vasudeva ficou extremamente satisfeito com seus filhos. Exultando-se assim, ele não pode falar, mas permaneceu silencioso. Enquanto isso, Devaki, a mãe do Senhor Krsna, sentou-se ao lado de seu esposo. Anteriormente ela já havia ouvido que tanto Krsna quanto Balarama foram tão bondosos com seu mestre que recuperaram o filho morto do mestre Sandipani Muni das garras do superintendente da morte, Yamaraja. Desde que ouvira este incidente, ela tinha pensado em seus próprios filhos que Kamsa havia matado, e, ao recordar-se deles, enchia-se de pesar.

Com compaixão dos filhos mortos, Devaki apelou a Krsna e Balarama: “Meu querido Balarama, teu próprio nome sugere que dás todo o prazer e toda a força a todos. Tua potência ilimitada está além do alcance de nossas mentes e palavras. E, meu querido Krsna, é o senhor de todos os yogis místicos (...) Tu desces à Terra para reduzir o fardo do mundo... Um querido Krsna, sei que Maha-Visnu , que está deitado no oceano causal da manifestação cósmica e que é a fonte de toda esta criação, é simplesmente uma expansão de Tua porção plenária. A criação, manutenção e aniquilação desta manifestação cósmica são efetuadas unicamente por tua porção plenária. Portando, eu me refugio em ti sem nenhuma reserva. Ouvi dizer que quando quiseste recompensar teu mestre, Sandipani Muni, e ele te pediu que recuperasse seu filho morto, Tu e Balarama imediatamente o trouxestes da custódia de Yamaraja, embora ele estivesse morto havia muito tempo. Por este ato compreendo que Tu és o Senhor Supremo de todos os yogis místicos. Portanto, peço-te que satisfaças meu desejo da mesma maneira; peço-te qe tragas de volta todos os meus filhos que foram mortos por Kamsa. Quando tu os trouxeres, meu coração ficará contente, e para mim será um grande prazer vê-los mesmo que só uma vez mais.”

Após ouvir sua mãe falar dessa maneira, os Senhores Balarama e Krsna imediatamente invocaram a assistência de yogamaya partiram para o sistema planetário inferior, conhecido como Sutala. Anteriormente, em sua encarnação como Vanama, a Suprema Personalidade de Deus fora satisfeita pelo rei dos demônios, Bali Maharaja, que doou-lhe tudo que possuía. Bali Maharaja recebeu então todo o sistema Sutala para sua residência e reino. Agora, quando este grande devoto, Bali Maharaja, viu que o Senhor Balarama e Krsna tinham vindo a seu planeta, ele imediatamente mergulhou num oceano de felicidade. Assim que viu o Senhor Krsna e Balarama em sua presença, ele e todos os seus familiares prostraram-se aos pés de lótus do Senhor.

Depois que Bali Maharaja terminou de prestar todas as cerimônias e reverências à Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Krsna disse: “Meu querido rei dos demônios, no milênio do Svayambhuva Manu, o Prajapati conhecido como Marici, gerou seis filhos, todos semideuses, no ventre de sua esposa Urna. Certa vez, o Senhor Brahma sentiu-se cativado pela beleza de sua filha e a perseguiu, impelido pelo desejo sexual. Naquele momento, esses seis semideuses observaram a ação do Senhor Brahma com repugnância. Estacrítica à ação de Brahma pr parte dos semideuses constituiu-se em uma grande ofensa da parte deles, e por esta razão elesforam condenados a nascer como os netos do demônio Hiranyakasipu. Esse netos de Hiranyakasipu foram, depois disso, colocados no ventre de mãe Devaki, e assim nasceram e Kamsa os matou, um após outro.

Meu querido rei dos demônios, mãe Devaki está muito ansiosa por ver esses seis filhos mortos outra vez, e ela está muit aflita por causa de sua morte prematura nas mãos do cruel Kamsa. Eu sei que todos eles estão vivendo contigo. Decidi levá-los comigo para apaziguar minha mãe Devaki. Após verem minha mãe, essas seis almas condicionadas serão liberadas e, assim, com grande prazer serão transferidas a seu planeta original. Os nomes dessas seis almas são: Smara, Udgitha, Parisvanga, Patanga, Ksudrabhrt e Ghrni. Eles serão reinstalados em sua anterior posição como semideuses.”

Após Krsna parar de falar e Bali Maharaja entendendo o propósito de Krsna, ele adorou o Senhor reverentemente, e depois disso o Senhor Krsna e o Senhor Balaram aromaram as seis almas condicionadas e regressaram à cidade de Dvaraka, onde o Senhor Krsna as apresentou como bebezinhos diante de sua mão Devaki. Mãe Devaki encheu-se de alegria e ficou tão estática em seus sentimentos maternais que imediatamente o leite começou a fluir de seus seios, e ela pode alimentar os bebês com grande satisfação. Ela os colocava no colo repetidamente, cheirando suas cabeças e pensando: “Ele conseguiu meus filhos perdidos de volta!”.

Por algum tempo ela ficou dominada pela energia de Visnu e, com grande afeição materna, desfrutou da companhia de seus filhos perdidos. O leite dos seios de Devaki era néctar transcendental porque o mesmo leite havia sido sugado pelo Senhor Krsna. Sendo assim, os bebês que sugaram o seio de Devaki, o qual havia tocado o corpo de Krsna, imediatamente tornaram-se pessoas auto-realizadas. Os bebês, portanto, começaram a oferecer reverências ao Senhor Krsna e ao Senhor Balarama, a seu pai Vasudeva e à sua mãe Devaki. Depois disso. Eles foram imediatamente transferidos para seus respectivos planetas celestiais.