A CERIMÔNIA NATALÍCIA DE KRSNA


Embora Krsna fosse filho de Vasudeva e Devaki, Vasudeva não pode apreciar a cerimônia natalícia de seu filho por causa das atividades atrozes de Kamsa, mas Nanda Maharaja, pai adotivo de Krsna, celebrou com muita alegria. Conforme o costume védico, ele chamou os astrólogos e brahmanes eruditos para que eles executassem a cerimônia. Quando uma criança nasce, os astrólogos calculam o momento do nascimento e fazem o horóscopo da vida futura da criança.

Outra cerimônia que se realiza depois do nascimento da criança: todos os membros da família tomam banho, purificam-se e se decoram com ornamentos e guirlandas; depois eles se apresentam perante a criança e os astrólogos para ouvir as predições astrológicas sobre a vida futura da criança. Todos os brahmanes que estavam ali reunidos cantavam mantras auspiciosos, conforme os rituais, enquanto músicos executavam canções para festejar o nascimento da criança. Nessa cerimônia todos os semideuses, bem como os antepassados da família, também são adorados. Nanda Maharaja distribuiu aos brahmanes 200 mil vacas bem decoradas e ornamentadas. Ele deu também montanhas de grãos decorados com roupas bordadas a ouro e muitas jóias.

Todos os brahmanes reunidos nessa cerimônia começaram a cantar diferentes tipos de mantras védicos (suta, magadha, vandi e virudavali) para invocar a boa fortuna para a criança. Acompanhando esse cantar dos mantras, músicos cantavam e tocavam cornetas e símbalos que soavam na parte de fora da casa. Nessa ocasião, podia-se ouvir as alegres vibrações em todos os campos e pastagens e em todas as casas. Dentro das casas eram salpicadas água perfumada e até mesmo nas estradas e ruas. Os tetos e telhados de todas as casas estavam ornamentados com diferentes tipos de bandeiras, festões e folhas verdes. Os pastos enfeitados com folhas verdes e flores. Todas as vacas e bezerros foram untados com uma mistura de óleo, açafrão e minerais vermelhos, barro amarelo e manganês azul. Eles usavam guirlandas e penas de pavões e estavam cobertos com belas mantas coloridas e colares de ouro. Todos os habitantes das redondezas incluindo os pastores de vacas, vestiam-se com roupas caríssimas e se enfeitavam com diferentes tipos de brincos e colares e usavam grandes turbantes sobre suas cabeças. Eles também levaram vários presentes e se dirigiram alegremente para a casa de Nanda e Yasoda. Todas as mulheres também se vestiram com roupas lindíssimas e caras e jóias e untaram-se de cosméticos perfumados.



Da mesma forma as gopis (pastoras de vacas) passaram pó de kurkuma em suas faces de lótus. Sobrecarregadas com seus pesados quadris e seios volumosos, as gopis não foram capazes de se dirigir para a casa de Nanda Maharaja com rapidez, mas devido ao amor extático que sentiam por Krsna elas prosseguiram tão rapidamente quanto puderam. Suas orelhas estavam decoradas com brincos de pérolas; seus pescoços estavam decorados com medalhões de ouro e pedras preciosas; nos lábios e olhos usavam diferentes tipos de batons e cajais; em suas mãos usavam lindas pulseiras douradas. À medida em que caminhavam apressadamente, as flores e guirlandas que decoravam seus corpos caíam pelo chão e parecia que choviam flores do céu. Devido aos movimentos dos diferentes tipos de enfeites que ornamentavam seus corpos, elas pareciam ainda mais belas.

Logo que chegaram à casa de Nanda e Yasoda, elas abençoaram a criança: “Querido Krsna, viva por muitos anos para poder nos proteger!”. Enquanto abençoavam a criança dessa maneira, elas ofereram-lhe uma mistura de pó de açafrão com óleo, iogurte, leite e água, a qual borrifaram não só no corpo de Krsna, mas também em todas as pessoas que estavam presentes. Ao verem o divertimento das pastoras de vacas (gopis)), os pastores de vaca (gopas) ficaram muito entusiasmados e, em resposta, também começaram a atirar aquela mistura uns nos outros. Nanda Maharaja ficou muito feliz com o divertimento e generosamente deu de presente aos cantores e músicos que ali estavam tocando e cantando versos e mantras dos Upanisads e dos Puranas. Nanda Maharaja deu-lhes diferentes tipos de roupas, jóias e vacas em caridade (é importante frisar o quanto eram abastados os habitantes de Vrindavana que simplesmente criavam vacas naquela Era). Os pastores de vacas pertenciam à comunidade dos vaisva, e sua ocupação consistia em proteger as vacas e cultivar grãos e outros legumes. Possuíam uma abundância tal de tipos variados de produtos lácteos e sua riqueza provinha do leite, iogurte, manteiga, queijos e outros produtos lácteos, e como negociassem com seus produtos agrícolas, eles tinham grande abundância de roupas, ornamentos e muitas jóias. Eles não apenas possuíam como também podiam dá-las em caridade, tal como o fez Nanda Maharaja.

Assim, Nanda Maharaja, o pai adotivo de KRSNA, começou a satisfazer os desejos de todos ali reunidos. Os brahmanes eruditos, que não tinham outra fonte de renda, dependendo completamente das comunidades vaísva e ksatriva para sua subsistência, e recebiam presentes em ocasiões festivas, tais como aniversários, nascimentos e casamentos.

Enquanto adorava o Senhor Visnu e tentava satisfazer todas as pessoas presentes nessa ocasião, Nanda Maharaja só desejava que o menino KRSNA recém-nascido fosse feliz. Nanda Maharaja ignorando que esse menino era a Origem de Visnu, orava a Este para que O protegesse.