KAMSA TENTA MATAR SUA IRMÃ DEVAKI


Kamsa estava na comitiva e conduzia a quadriga que levava sua irmã Devaki. Segundo o costume da civilização védica, o irmão mais velho acompanhava a irmã e o cunhado até à casa deles, para que a jovem recém casada não sentisse tanto a separação de sua família.

O cortejo passava muito festivamente quando repentinamente um som miraculoso vibrou do céu e anunciou especialmente para Kamsa: Kamsa, você é um grande tolo. Você está conduzindo a quadriga de sua irmã e seu cunhado, mas não sabe que o oitavo filho de sua irmã irá matá-lo.”

Kamsa filho de Ugrasena, o qual pertencia à dinastia Bhoja.

Imediatamente após ouvir a profecia do céu, ele agarrou os cabelos de Devaki e estava a ponto de matá-la com sua espada. Vasudeva ficou assustado com o comportamento de Kamsa e, para apaziguar o cunhado cruel, disse a Kamsa: “Meu querido cunhado, você é o rei mais famoso da dinastia Bhoja, , e as pessoas sabem que você é o maior dos guerreiros e um rei valente. Como você pode matar sua irmã no dia do seu casamento. Por que teria você tanto medo da morte? Devemos proteger um irmão ou irmã mais novos como se fossem nossos próprios filhos. A situação é especialmente delicada. Se você matá-la, irá de encontro à sua alta reputação.”

Vasudeva tentou em vão, pois Kamsa não se apaziguaria por causa de seu instinto invejoso e cruel, embora viesse de uma família real muito elevada.
Vasudeva, pensando em proteger a vida de Devaki, deixando o futuro nas mãos da providência divina, ainda falou a Kamsa: “Por favor, meu querido cunhado. Você está preocupado com a profecia vinda dos céus, ma sua irmã não representa nenhum perigo para você, o perigo poderá vir com os filhos que tiver, os quais ainda nem foram concebidos. Prometo-lhe que se ela tiver algum filho, irei apresenta-los pessoalmente para que você tome as providências necessárias.”
Kamsa conhecia o valor da palavra de honra de Vasudeva e convenceu-se com seu argumento.

Kamsa ficou satisfeito com procedimento de Vasudeva e, vendo que ele manteve sua promessa, disse: “Meu querido Vasudeva, você não precisa me dar essa criança. Ela na constitui perigo para mim. Eu ouvi que o oitavo filho que você e Devaki conceberão é que irá me matar. Por que eu haveria de aceitar a primeira criança desnecessariamente? Pode levá-la de volta.”

Ao regressar para casa com seu primeiro filho, ainda que estivesse contente com a atitude de Kamsa, Vasudeva pressentiu que não poderia acreditar, nele pois sabia que Kamsa era descontrolado.

Nessa ocasião, o grande sábio Narada veio ter com Kamsa. Ele foi informado de que Kamsa tivera compaixão de Vasudeva e lhe devolvera o primeiro filho. Narada estava muito ansioso esperando a descida anunciada do Senhor Visnu. Por isso ele informou a Kamsa que personalidades como Nanda Maharaja, todos os pastores e pastoras de vacas de toda parte, Vasudeva, seu pai Surasena e todos os seus parentes nascidos na família de Vrsni da dinastia Yadu estavam se preparando para o aparecimento do Senhor.