KRSNA DERROTA O DEMÔNIO TRNAVARTA


Um ano após o nascimento de Krsna, Mãe Yasoda estava afagando seu filho quando subitamente sentiu que a criança estava extremamente pesada, e, atônita colocou Krsna no chão e começou a orar. Temendo perturbações ela chamou os brahmanas para anular aquele peso e depois foi ocupar-se de seus afazeres. Enquanto Krsna estava sentado no chão, um demônio chamado Trnavarta, que era servo de Kamsa, chegou ali sob a forma de um furacão, instigado por Kamsa, arrebatou a criança para o céu.


Cobrindo toda a terra de Gokula com partículas de poeira, esse demônio obstruiu a visão de todos e começou a vibrar em toda parte um som muito assustador. Todo o campo de pastagem foi invadido por densa escuridão produzida pela tempestade de areia, e Mãe Yasoda não conseguia encontrar o filho onde o havia deixado. Devido à poeira lançada por Trnavarta, as pessoas não conseguiam ver nem a si mesmas nem aos outros, e assim ficaram iludidas e perturbadas. Devido à tempestade de poeira levantada pelo forte redemoinho, Mãe Yasoda não pôde ver indício de seu filho, tampouco pôde entender o porquê disso, e caiu no chão lamentandp-se pungentemente.


Vendo Mãe Yasoda naquele estado, todas as outras senhoras também começaram a chorar.
O demônio Trnavarta levou Krsna para bem alto do céu, mas logo Krsna tornou-se mais pesado do que o demônio, e este teve que parar de fazer força e não pôde ir adiante. Devido ao peso de Krsna, Trnavarta sentia como se carregasse uma grande montanha e tentou fugir, mas Krsna agarrou-se no seu pescoço, e Trnavarta não conseguiu afastá-lo. Então ele pensou: “como esta linda criancinha é tão poderosa que nem mesmo eu consigo suportá-la nem livrar-me desta carga!” Krsna foi apertando o seu pescoço até que Trnavarta ficou asfixiado, incapaz de emitir um som sequer ou mesmo mover-se. Com os olhos esbugalhados, Trnavarta perdeu sua vida e caiu, juntamente com a criancinha, sobre o solo de Vraja.


Enquanto as gopis que haviam se reunida choraram por Krsna, o demônio Trnavarta caiu do céu sobre um grande bloco de pedra; seus membros deslocaram-se como se ele tivesse sido trespassado pela flexa do Senhor Shiva.


As gopis imediatamente tiraram Krsna do peito do demônio e entregaram-no à sua mãe. Embora levado para o alto do céu pelo demônio Trnavarta, a criança estava ilesa, sem nenhum arranhão.





As gopis e os vaqueirinhos, incluindo Nanda Maharaja, ficaram extremamente felizes.